O golfinho é um mamífero que gosta muito de brincar.São extremamente rápidos no ato de nadar, sendo possível atingir os 60Km/h e saltam até 5 metros acima da água, levando vantagem sobre os seus predadores. A vida social é extremamente importante para os golfinhos, que podem viver até aos 80 anos.
Os golfinhos são úteis na terapia de crianças com comportamentos autistas e com atrasos psicomotores. Os resultados são visíveis, embora não cientificamente comprovados.
A maioria dos terapeutas e biólogos concordam que a interacção com os golfinhos favorece pessoas com problemas de saúde mental, depressão, stress, etc., mas estes progressos têm de ser documentados e analisados individualmente.
Os golfinhos ondulam para cima e para baixo quando nadam. O impulso principal é fornecido pelos fortes lobos horizontais, achatados da cauda e os membros natatórios servem para o animal mudar de direcção. A falta de membros posteriores dá-lhes uma forma hidrodinâmica
O tamanho e a coloração da pele destes animais pode variar até dentro da mesma espécie consoante o sitio onde vivem. A coloração depende da luminosidade do mar.
Barbatana Caudal
Barbatanas Dorsais
Reprodução
Acasalamento e nascimento de golfinhos:
Tal coma a maioria dos mamíferos, os cetáceos reproduzem-se cedo. Têm habitualmente uma cria de cada vez. Esta nasce debaixo de água, perto da superfície, e, em geral, é a cauda que sai primeiro... A cria recém-nascida é um bocado desajeitada e, para respirar pela primeira vez pode Ter de ser impelida em direcção à superfície pela mãe ou por um “assistente”.
Normalmente a cria nasce com barbatanas muito moles que endurecem passado alguns dias, permitindo uma melhor natação. A cria bebe leite materno que é muito gordo e cresce rapidamente. Só daqui a vários meses começa a comer peixe.
É possível calcular a idade de algumas espécies estudando a decomposição de camadas no interior dos dentes, que é bastante semelhante aos anéis de crescimento de uma árvore. De modo geral, uma camada completa corresponde a um ano de idade.
Os mais íntimos detalhes de acasalamento e nascimento de golfinhos, têm permanecido escondidos da observação humana. Muitos investigadores possuem apenas uma vaga ideia dos hábitos reprodutivos dos golfinhos.
Pensa-se que o acasalamento será sazonal. Observando golfinhos em cativeiro, os cientistas determinaram o tempo de gravidez exacto para algumas espécies. Por exemplo, para as orcas é de 17 meses e meio. Mas o período de gestação contínua desconhecido para a maior parte das espécies de golfinhos. Os cientistas crêem também que quase todas as espécies são promíscuas (partilham as fêmeas).
O acasalamento é realizado de barriga para barriga como as baleias e muitas fêmeas não reproduzem todos os anos. Por vezes existe uma fêmea a ajudar no processo.
O pai do golfinho bebé não participa na vida activa e tratamento do seu filho, porém nalgumas espécies, há fêmeas cuja função é a de bebes-irmãs.
O golfinho é um mamífero que vive no mar,peeeertence a ordem dos cetáceos e à família dos delfíneos(gênero Globicephala).